Olá, queridos! Tudo bom com vocês?
Depois de sofrer de uma ressaca literária por conta da saga
A Seleção e não conseguir me prender a nenhuma outra história, finalmente consegui terminar um livro.
Incendeia-me, de Tahereh Mafi é o ultimo volume da trilogia
Estilhaça-me, e eu já não via a hora de poder lê-lo.
Livro: Incendeia-me
Autora: Tahereh Mafi
Editora: Novo Conceito
Páginas: 383
Nota: 



Sinopse: UM DIA EU POSSO ROMPER
UM DIA EU POSSO R O M P E R
E ME LIBERTAR
NADA MAIS VAI SER IGUAL
O destino do Ponto Ômega é desconhecido. Todas as pessoas com quem Juliette se importa podem estar mortas. Talvez a guerra tenha chegado ao fim antes mesmo de ter começado. Juliette foi a única que restou no caminho d O Restabelecimento. E sabe que, se ela sobreviver, O Restabelecimento não sobreviverá. Entretanto, para destruir O Restabelecimento e o homem que quase a matou, Juliette vai precisar da ajuda de alguém em quem nunca pensou que pudesse confiar: Warner. Enquanto eles lutam juntos para combater o inimigo, Juliette descobre que tudo que ela pensava saber sobre seu poder, sobre Warner e até mesmo Adam era uma mentira.
Resenha
Minha história com a saga começou quando a autora veio para o Brasil. Estava tão empolgada para conhecê-la, que corri para comprar o livro e fui para o evento (Veja mais sobre o evento
aqui), nem de ler eu tive tempo. Só depois com o livro autografado, que eu parei para ler, e foi amor a primeira
lida.
Atenção: Pode conter spoiler do 1° e 2° livro. Leia a resenha deles aqui e aqui.
Dizer que eu não estava ansiosa para ler esse livro é uma enorme mentira. Desde que terminei
Liberta-me, contei os dias para lançarem a continuação, mas quando ele chegou aqui em casa estava em uma ressaca literária que me impediu de progredir muito rápido com a leitura quanto eu gostaria.
Incendeia-me terminou de forma bem uou!, Juliette levou um tiro e nosso meu querido Warner se dedicou para salva-la e conseguiu. Anderson, líder do Restabelecimento e responsável por disparar o gatilho contra nossa protagonista, acredita que ela está morta e agora Juliette pretende usar o fator surpresa para colocar tudo nos eixos.
Mas como lutar se ela não sabe ao menos onde estão seus amigos? O Ponto Ômega, o lugar mais próximo que Juliette teve de lar foi todo bombardeado e segundo Warner, as chances de alguém ter sobrevivido são mínimas. Tudo o que ela pensava - sobre ela, sobre Adam, sobre Warner e sobre seu poder - está errado e um pouco dessa ignorância tornou-a um pouco chatinha em certas partes.
Decidida a por um fim de qualquer jeito no Restabelecimento ela se junta a nada mais, nada menos que Warner, e embora para alguns possam parecer surpresa, depois de ter lido
Liberta-me tive certeza que os dois teriam algo mais. E ah, preciso comentar: nesse volume ele realmente me surpreendeu ♥
Posso dizer que dos três livros esse é o meu favorito. Mesmo não tendo muita ação, suspense ou revelações como nos outros livros, a forma como a história se desenrola me encantou. Pela primeira vez eu não reconheci muito bem a narrativa de Mafi, nesse volume não temos palavras sendo repetidas mil vezes e nem riscadas (sim, eu senti falta delas). Não foi só a narrativa da nossa autora que amadureceu, Juliette também deixou de me dar raiva por ser um pouco monga como nos outros livros e isso deixou a história bem mais interessante.
A leitura flui em um ritmo bom e envolvente, até calmo eu diria, mas eis que nos deparamos com o final. Faltando pouco menos de 100 páginas para o livro acabar é que as coisas realmente ficam agitadas. Com direito a mais cenas calientes entre nosso mais novo e querido casal.
Por falar em final, fiquei surpresa e decepcionada ao mesmo tempo com ele. Por um lado eu gostei e amei, mas por outro eu fiquei meio hã?. A autora não desenvolveu muito bem o fim da história, a premissa foi boa, mas ficou muitas coisas em abertas. Imagino que seja de propósito, para nos levar a imaginar a história, mas a história de alguns personagens como Adam ficaram muito vaga para mim e se ele ficar como estava para sempre.. bem, eu sinto pena dele.
A diagramação do livro segue o mesmo padrão dos livros anteriores, a cada início de capítulo temos aquele efeito estilhaçado. Letras e margens grandes ajudaram e muito na rapidez com o qual as páginas passam também. Se em
Liberta-me a capa foi um fracasso, nesse volume a editora se superou. Finalmente assumiram a capa original da história (Aquelas dos olhos, não sei se são as originais), as quais eu sempre preferi.
Resumindo: Indico o livro para todos! Mesmo não sendo uma saga completamente perfeita, ela tem seus pontos positivos e vale muito a pena ser lida! Com um pouco de mutantes, rebeldia e ação, a saga Estilhaça-me conquista nossos corações.
Quotes
Há um tipo esquisito de liberdade no escuro; uma vulnerabilidade aterrorizante que permitimos a nós mesmos exatamente no momento errado, enganados pela escuridão, pensando que ela guardará nossos segredos.
Não tenho mais medo do medo, e não vou deixá-lo mandar em mim.
Eu cheguei muito longe para perder essa luta.
A Saga