22/07/2013

Resenha :: A Peculiar Tristeza Guardada Num Bolo de Limão

Olá, queridos! Tudo bem?

Estou super feliz, finalmente entrei de férias! Com tanto tempo livre para ler, essa semana vai estar recheada de resenhas o/ Para começar, trago a resenha do livro A Peculiar Tristeza Guardada Num Bolo de Limão, cortesia da Editora Leya.

A Peculiar Tristeza Guardada Num Bolo de LimãoLivro: A Peculiar Tristeza Guardada Num Bolo de Limão
Autora: Aimee Bender
Editora: Leya
Páginas: 301
Nota: 
Sinopse: O que você faria se pudesse sentir o gosto das emoções? Rose Edelstein é uma menina que descobriu ter um talento incomum: ela sente o sabor das emoções das pessoas que preparam aquilo que come. E tudo começou semanas antes de seu aniversário quando, depois de uma briga com seu pai, sua mãe resolveu fazer um delicioso bolo de limão. Imagine o que você faria se seu paladar pudesse decifrar o gosto das emoções? É com isso que Rose tem de conviver daqui para frente. Com apenas nove anos, a curiosa menina sabe o que cada um sente secretamente e percebe que nunca mais comerá seus pratos preferidos do mesmo jeito. E o que ela pode fazer para lidar com isso? 

Resenha

Desde a primeira vez que eu bati os olhos nesse livro, fiquei curiosa para lê-lo. A história me chamou bastante a atenção, e assim que eu vi que estava disponível para resenha, tratei logo de solicita-lo.

Em A Peculiar Tristeza Guardada Num Bolo de Limão somos apresentado a Rose, uma doce e compreensiva menina de 9 anos, que no dia do seu aniversário, após saborear um pedaço do bolo de limão com cobertura de chocolate feito por sua mãe, acaba sentindo muito mais do que o gosto dos ingredientes, ela sentiu também o sabor dos sentimentos de sua mãe.

A partir desse dia Rose descobriu que tinha o dom de sentir as pessoas e seus sentimentos através do que elas cozinhavam. Ela não gostava nem um pouco disso, as refeições se tornaram momentos temidos. Mas como comer era necessário para sobreviver, ela optou pelas comidas industrializadas, feitas por máquinas, sem contatos humanos, para assim não ter que levar sentimentos indesejados a sua boca.

A história vai se desenvolvendo apresentando os problemas familiares vividos pela família de Rose. Muitas questões são levantadas, como o porquê do pai não entrar em hospitais, o fato da avó não gostar de contato humano e a dificuldade de socialização do seu irmão mais velho, Joseph.

Aimee conseguiu criar uma narrativa boa e diferente. É um livro bastante interessante e que te prende, mas certas partes se tornaram um pouco massante.

Confesso que não entendi muito bem o final, mesmo depois de reler os últimos capítulos algumas vezes. Muitas questões ficaram em aberto, depois que finalizei a leitura surgiram várias perguntas que provavelmente nunca serão respondidas.

A editora fez um trabalho excelente, a diagramação do livro é ótima. Nem preciso dizer que me apaixonei pela capa, o estilo cartoon me encantou.

Super recomendo a leitura, mesmo o livro não tendo me agradado totalmente.

Quotes


Muitas crianças acabam descobrindo que seus pais são cheios de falhas e complicados mais adiante, quando já estão um pouco mais velhos, e eu não gostei nada de descobrir isso com tanta força e tão cedo.

Foi como se um sensor, instalado bem no fundo, dentro de mim, erguesse sua antena para vasculhar ao redor, chamando a atenção da minha boca para alguma coisa nova.

4 comentários

  1. Achei bem interessante a premissa, criativa. Mas não gostei desse problema no final, com eles são assim fico muito frustrada e isso acaba interferindo nas minhas outras leituras.

    ResponderExcluir
  2. Oiee

    Tudo bem ??

    Adorei sua resenha já ouvi falar nesse livro pela sinopse até sentiria vontade de ler ...

    Adorei conhecer o seu blog!

    Beijos

    http://livrosechocolatequente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu realmente me apaixonei pelo título, sou doida por títulos digamos que "diferentes", fico curiosa pra saber o porque. Gostei bastante da resenha, me deixou com mais vontade de ler.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Gostei dos quote e confesso q estou curiosa com o livro, mas não sinto muitaaa vontade de lê-lo... É a segunda resenha q vejo desse livro e o ponto negativo parece estar no final, o q me desanimou um pouco...

    ResponderExcluir