14/01/2014

Resenha :: Brilho

Olá, queridos. Tudo bem?

O que acharam da primeira promoção de aniversário do blog? Espero que estejam participando. Indo ao que interessa: Essa semana vou trazer para vocês todas as resenhas que estão atrasadas, hoje já trouxe para vocês a de Brilho, de Amy Kathleen Ryan.


Brilho Livro: Brilho
Autora: Amy Kathleen Ryan
Editora: Geração Jovem
Páginas: 352
Nota: 
Sinopse: A Terra não existe mais, e em duas naves que procuram um novo mundo no espaço, uma menina de 15 anos precisa casar e engravidar para garantir a sobrevivência da humanidade. Enquanto isso, uma sucessão de acontecimentos eletrizantes torna a jornada pelo espaço algo absolutamente imprevisto. Temas como religião, a escolha da mulher e a ideia de poder e dominação vão aparecendo muito suavemente articulados ao longo da trama, amarrando o leitor com surpresas e reviravoltas estonteantes. São temas universais, postos num livro por uma escritora surpreendente e que promete arrasar a cena literária a partir desta sua fantástica criação.

Resenha

A editora Geração sempre chega com grandes e desconhecidos autores, a cada livro que recebo deles é uma nova e agradável surpresa. O livro dessa vez foi Brilho, que só pela sinopse me instigou bastante. Enrolei um pouco para começar a lê-lo, mas quando o fiz, me arrependi de ter demorado tanto.

 Foto: Psycho Reader

Brilho se passa em um futuro distante, o planeta Terra já não existe mais. A raça humana agora se restringiu as pessoas que habitam as duas naves que foram mandadas ao espaço a procura de um novo mundo.

Waverly tem apenas 15 anos, mas já tem uma importante missão nas mãos. Por ser uma das mais velha na nave Empyrean, ela precisa começar a ter filhos cedo para conseguir manter os humanos longe da extinção. 
A outra nave pendia no céu como um pingente prateado banhado pela luz etérea da nebulosa.
New Horizon, a primeira nave a ser lançada no espaço não teve tanta sorte assim. Infelizmente suas mulheres não conseguem conceber filhos, o que faz com que sua população acabe correndo risco de extinção. Decididos a não fracassar em sua missão de repovoar o mundo, eles atacam sua nave irmã e sequestram suas reprodutoras causando assim uma guerra entre ambas.

Ok, é sempre difícil falar sobre um livro que você gostou muito, você sente vontade de falar mais e mais da história para convencer a todos a gostar dele assim como você gostou. Brilho foi realmente uma surpresa para mim. Eu amo distopias e esse livro está entre os meus preferidos nessa categoria.
Sentiu o sabor amargo da palavra enquanto sussurrava: "Guerra".
A história ao meu ver é completamente original e não tem nada parecido com a saga Jogos Vorazes como é dado a entender ao citar essa história na capa. Amy Kathleen Ryan é uma ótima autora, criou uma história tão real dentro de um mundo fictício, que me encantou.

A narração é completamente viciante, é o tipo de livro que você começa a ler e não consegue parar, mesmo depois de ter finalizado um capítulo. Você sente a história, vivencia ela mesmo estando sentada em seu quarto. A autora manipula seus sentimentos, você sente tudo o que se passa no livro.
Quero me apegar a algo trivial. Não quero pensar no que está acontecendo, na verdade. Prefiro inventar triângulos amorosos insignificantes.
Mesmo procurando não consigo achar nada que não me agradou no livro, não sei se é porque eu amei a história e me tornei suspeita a falar ou porque ele é realmente muito bom. Por se tratar do primeiro volume de uma saga, Brilhos deixa um ar de por ai vem mais no final.

Para finalizar vou falar da diagramação, com certeza não poderia deixar de citar esse ponto muito alto no livro! A editora se superou completamente, tenho a ousadia de dizer que esse foi o melhor trabalho deles até agora, estão realmente de parabéns. A capa é sem dúvidas uma das mais bonitas em minha estante, é cheia de brilhos de verdade, muito linda.

Brilho é o primeiro volume da série Sky Chasers que promete ser um grande sucesso. Aguardo ansiosamente (bota ansiosamente nisso) o lançamento do próximo volume. Super recomendo a leitura!

2 comentários

  1. Eu estou louca para ler esse livro desde quando eu o vi pela primeira vez na Saraiva e depois dessa resenha falando tão bem dele, estou indo lá comprar, tipo assim, agora.

    Beijos da Di.
    Parte de Minha História

    ResponderExcluir
  2. Li pouquíssimos livros com essa pegada futurística e sou bastante curiosa sobre o assunto, mas não tenho muitos assim na minha estante. Acho que esse seria uma ótima escolha, já que gostou tanto, hahaha.
    (let-itbela.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir