26/08/2014

Resenha :: Se eu ficar

Olá, queridos! Tudo bom?

Hoje trago para vocês uma resenha quentinha do forno! Terminei de ler esse livro no domingo e absorvi bastante a história (e que história!) antes de trazer para vocês. Sem mais delongas, confiram o que eu achei de Se eu ficar, de Gayle Forman.

Se Eu FicarLivro: Se eu ficar
Autora: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Páginas: 224
Nota: 
Sinopse: Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas. 

Resenha

Depois da minha ultima leitura, estava precisando de um livro que me prendesse por completo. Olhando para minha estante decidi ler Se eu ficar, primeiro porque todos estão lendo e fazendo ótimos comentários sobre a história e segundo porque eu vou ver o filme em breve e gostaria de ler o livro antes.



Se eu ficar conta a história de Mia, uma jovem violoncelista muito talentosa que não tem a vida perfeita, mas que mesmo assim é muito boa. Seus pais, embora com características e gostos muito diferentes dos seus, são ótimos pais. Teddy, seu irmão mais novo, é um amor de menino. Adam é seu namorado e embora ela não entenda porque ele - lindo, perfeito e integrante de uma banda que tem tudo para dar certo, está com uma menina como ela, os dois são extremamente apaixonados um pelo outro e para finalizar temos Kim, a melhor amiga que mais parece uma irmã gêmea para Mia.

Todos eram unidos e felizes, mas foi necessário apenas uma ideia para destruir aquela bela família. Mia, Teddy e seus pais decidiram dar um passeio, em um minuto Mia estava escutando a Sonata n° 3 de Beethoven no carro, mas no minuto seguinte um acidente destrói tudo.

Mia acorda e percebe o que aconteceu, vê os corpos de seus pais e seu próprio corpo no local do acidente. Aos poucos ela percebe que está vendo as coisas como uma expectadora, vê seu corpo sendo levado pela ambulância e assiste a sua própria cirurgia, mas não sente nada disso. Só quando uma enfermeira sussurra em seu ouvido, que seria ela quem deveria escolher ficar ou partir que a ficha caiu e uma dúvida imensa surgiu, ficar e enfrentar a dor de suas perdas ou partir e não sentir mais nada?
Não estou certa de que este é o mundo ao qual pertenço. Não tenho certeza se quero acordar.
Eu fiquei realmente surpresa com a leitura, estava esperando um livro bom, mas não um livro que me fizesse chorar e sentir tantas emoções. Se eu ficar me mostrou muito mais do que uma história, mas trouxe para mim também alguns ensinamentos. Me fez perceber o que é realmente importante em minha vida, e como eu sentiria falta se perdesse alguma delas.

Através de Mia podemos perceber em como morrer é fácil, que a real dificuldade é viver e enfrentar tudo aquilo que a vida impõem sobre a gente. Gayle realmente me surpreendeu e terminei o livro com uma baita ressaca literária e em luto por causa de personagens que eu realmente gostei e que foram tirados de mim cedo demais.

Os capítulos eram divididos pelas horas do dia ou então por memória passadas que Mia narrava para nos explicar algo. A autora tem uma narrativa bem leve e ao mesmo tempo agitada que nos prende ao livro de tal forma que só conseguimos soltar quando terminados a história.

Em relação a diagramação são só amores, a Editora Novo Conceito como sempre caprichou! As folhas são amareladas e decoradas com notas musicais, realmente muito linda! A capa tem cenas do filme e foto da atriz que representará Mia nas telonas, e embora eu não goste muito de pessoas em capas, preciso dizer que me apaixonei por essa!



Pelo fim não fica implícito uma continuação, mas nas páginas finais temos um trecho exclusivo de Para onde ela foi, o próximo volume que eu já estou mais do que ansiosa para ler! Como eu disse anteriormente, o livro deu origem ao filme que estreia nos cinemas em 04/09, nem preciso dizer que já estou contando os dias para lançar logo né?

Confiram o trailer do filme

2 comentários

  1. Ai, estou louca para ler o livro! *-* Tenho visto resenhas positivas sobre ele e a vontade só aumenta! rsrs
    Pelo jeito vou chorar muito também! Trama linda, adorei o que você achou e trouxe na resenha.

    beijos

    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  2. A cada resenha que leio fico com mais vontade de lê-lo (infelizmente alguns problemas financeiros não contribuíram ainda para a sua compra haha), mas se tudo der certo irei ver o filme no dia 6 ou 7, já que tenho aula no dia da estréia, e logo depois comprarei o livro (queria ter a chance de ler o livro antes de lançarem o filme, mas a esta altura é praticamente impossível). Deve ser um ótimo livro. Parabéns pela resenha

    Abraços! Teens in Wonderland

    ResponderExcluir