26/03/2015

Resenha :: Stânix

StânixLivro: Stânix
Autor: Eder. A. S. Traskini.
Editora: Novos Talentos da Literatura Brasileira
Páginas: 143
Nota:
Sinopse: Stânix é um reino medieval que já foi habitado por humanos, anões e elfos. Durante a primeira guerra, liderada pelo tirano Syrt, o reino só foi salvo pela magia e inteligência dos elfos. Porém, a raça foi obrigada a deixar o reino, incitados pela profecia da segunda guerra.
Aaron, um dos nascidos sob o sangue do primeiro grande conflito, foi deixado para trás e nem imagina o destino que lhe aguarda. Apenas ele pode salvar o reino.
A profecia está dita e Stânix está em suas mãos...

Resenha

Ganhei o livro - assim como todos os outros - da Bia e logo de cara fiquei interessado na história simplesmente por gostar do assunto de elfos, anões, homens e suas guerras. Assim que vi que era de um autor brasileiro, fiquei inicialmente surpreso e feliz de ter um brasileiro que pudesse ser uma referência desse tipo de historia (provavelmente mais um viciado em Tolkien, assim como eu).


O livro narra a história de Aaron, um menino que foi deixado na casa de seus tios sem nenhuma explicação. Um único motivo aparente, poderia ser porque ele era diferente de todos os habitantes de sua cidade, chamada Mharol. O livro nos narra uma situação de guerra, o rei de Guil (outra cidade do reino de Stânix) declara guerra a todas as outras cidades e aquelas que não aderirem ao seu comando soberano, serão massacradas.
Numa guerra um instante de hesitação pode ser a diferença entre a vida e a morte. Nesse momento, a guerra começou para nós todos e é bom vocês aprenderem essa lição.
Stânix nos conta a jornada de Aaron, Sora (sua amiga que foi prometida para o príncipe de Guil, em troca de clemência à Mharol), e Farep. Eles acabam encontrando a resistência de uma cidade vizinha contra a guerra e renunciam o plano que levaria Sora a se casasr com o príncipe. O livro termina em uma missão distinta entre eles e em um clima de guerra inacabada, que nos leva a imaginar que teremos “cenas dos próximos capítulos, não percam!”.

O livro é bem fino, mas  autor soube expor sua história muito bem nas páginas. A narrativa do autor é bem rápida, mas de uma maneira agradável. Acima de tudo, confesso que foi realmente bom ler uma narrativa diferente dos grandes contos, como O Hobbit e Senhor dos Anéis. Foi simplesmente diferente e produtivo ler uma história construída por uma brasileiro com uma temática que antes eu só lia de autores estrangeiros.

Gostei muito da forma que o autor nos situou em relação ao ambiente e suas descrições são um dos pontos positivos da narração. O autor também foi bem direto na história, evitando aquelas encheções de linguiças. Não sei se sou suspeito a falar por ter gostado muito do livro, mas não consegui achar nenhum ponto negativo.


A diagramação do livro é normal, poucas páginas, letras grandes e uma boa margem. Uma coisa que eu achei bem interessante foi a presença de algumas páginas no final do livro com o título Glossário, te ensinando a pronunciar as palavras contidas no texto.

Super recomendo o livro para aqueles, que como eu, são vidrados em aventuras similares a de Aaron, Bilbo, Frodo e muitos outros elfos, anões, hobbits, e todas as outras criaturas. É um livro muito bom, bem contado e que eu espero ansiosamente pela continuação.


E se você gostou da resenha e gostaria de ganhar um marcador do livro autografado pelo autor, a sua chance é essa. Para participar basta seguir o blog e deixar um comentário sobre a resenha (comentários como "gostei" "ótima resenha" serão desclassificados) e colocar seu e-mail e o nome de seguidor. A promoção vai até dia 20/04. Boa sorte!

10 comentários

  1. Nunca li nada relacionado a esse tema, e morro de curiosidade de ler O Senhor dos Anéis e O Hobbit mas nunca fiz isso, e pretendo começar com O Hobbit ainda esse ano. Não conhecia o livro que você resenhou, mas realmente parece ser muito interessante, e é bom perceber que a literatura nacional está finalmente entrando neste ramo da fantasia !

    Beijos,
    Bia
    www.nasuaestanteblog.blogspot.com | @NaSuaEstante_

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não perca tempo, leia O Hobbit, super recomendo, assim como Stânix, adorei a leitura, super boa, recomendo!!
      Beijos

      Excluir
  2. Olha eu já vi esse livro ser muito bem comentado pelos leitores, mas ainda não tive a oportunidade de ler e olha que tenho me surpreendido bastante com todos os autores nacionais de agora viu? Eles tem feito histórias maravilhosas e não dúvido que esse autor também tenha desenvolvido um livro cheio de aventura. Espero poder ter a oportunidade de ler um dia, porque tenho bastante vontade =]

    Quanto a sua resenha, achei que você desenvolveu muito bem.
    Foi direta e bastante objetiva sem dar nenhum spoiler.
    Adorei isso =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/03/resenha-apenas-uma-garota-comum.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio da resenha, teve alguns ajustes da Bia... Maaaaaaas, fora isso... Leia o livro, os autores brasileiros merecem ser lembrados!!
      Abraços!

      Excluir
  3. Ah vc disse elfos, anões, hobbits e criaturas? Amo histórias de aventura assim. E melhor ainda quando a história é bem contada e rápida de ler rs

    Beijos!

    Espero sua visita <3

    www.meianoitebr.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem interessante ver as interações entre as raças... Adoro ver como se desenrolam... Quanto a história, bem rápida mesmo, adorei o livro por causa disso...Super recomendo...
      Beijos!

      Excluir
  4. Caracaaa, não sabia q o Bruno fazia resenhas também, arrasou, adorei a resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, tenho que me adaptar com uma namorada leitora né Gabi... ela me força a ler uns livros, a fazer umas resenhas, sabe como é... fazer o que??
      hahahahaha

      Excluir
  5. Caracaaa, não sabia q o Bruno fazia resenhas também, arrasou, adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Bruno! Ainda não li os livros do Tolkien, mas a julgar pelos filmes, dificilmente leria, devido ao tema não me agradar muito. Confesso que fiquei interessada no livro por ser nacional. Eu tenho uma quedinha por nacionais, rs. Sua resenha me deixou com vontade de ler essa história! Beijos.

    ResponderExcluir