03/06/2014

Resenha :: Incendeia-me

Olá, queridos! Tudo bom com vocês?

Depois de sofrer de uma ressaca literária por conta da saga A Seleção e não conseguir me prender a nenhuma outra história, finalmente consegui terminar um livro. Incendeia-me, de Tahereh Mafi é o ultimo volume da trilogia Estilhaça-me, e eu já não via a hora de poder lê-lo.

Incendeia-meLivro: Incendeia-me
Autora: Tahereh Mafi
Editora: Novo Conceito
Páginas: 383
Nota: 
Sinopse:   UM DIA EU POSSO ROMPER
UM DIA EU POSSO R O M P E R
E ME LIBERTAR
NADA MAIS VAI SER IGUAL
O destino do Ponto Ômega é desconhecido. Todas as pessoas com quem Juliette se importa podem estar mortas. Talvez a guerra tenha chegado ao fim antes mesmo de ter começado. Juliette foi a única que restou no caminho d O Restabelecimento. E sabe que, se ela sobreviver, O Restabelecimento não sobreviverá. Entretanto, para destruir O Restabelecimento e o homem que quase a matou, Juliette vai precisar da ajuda de alguém em quem nunca pensou que pudesse confiar: Warner. Enquanto eles lutam juntos para combater o inimigo, Juliette descobre que tudo que ela pensava saber sobre seu poder, sobre Warner e até mesmo Adam era uma mentira.

Resenha


Minha história com a saga começou quando a autora veio para o Brasil. Estava tão empolgada para conhecê-la, que corri para comprar o livro e fui para o evento (Veja mais sobre o evento aqui), nem de ler eu tive tempo. Só depois com o livro autografado, que eu parei para ler, e foi amor a primeira lida.

Atenção: Pode conter spoiler do 1° e 2° livro. Leia a resenha deles aqui e aqui.

Dizer que eu não estava ansiosa para ler esse livro é uma enorme mentira. Desde que terminei Liberta-me, contei os dias para lançarem a continuação, mas quando ele chegou aqui em casa estava em uma ressaca literária que me impediu de progredir muito rápido com a leitura quanto eu gostaria.



Incendeia-me terminou de forma bem uou!, Juliette levou um tiro e nosso meu querido Warner se dedicou para salva-la e conseguiu. Anderson, líder do Restabelecimento e responsável por disparar o gatilho contra nossa protagonista, acredita que ela está morta e agora Juliette pretende usar o fator surpresa para colocar tudo nos eixos.

Mas como lutar se ela não sabe ao menos onde estão seus amigos? O Ponto Ômega, o lugar mais próximo que Juliette teve de lar foi todo bombardeado e segundo Warner, as chances de alguém ter sobrevivido são mínimas. Tudo o que ela pensava - sobre ela, sobre Adam, sobre Warner e sobre seu poder - está errado e um pouco dessa ignorância tornou-a um pouco chatinha em certas partes. 

Decidida a por um fim de qualquer jeito no Restabelecimento ela se junta a nada mais, nada menos que Warner, e embora para alguns possam parecer surpresa, depois de ter lido Liberta-me tive certeza que os dois teriam algo mais. E ah, preciso comentar: nesse volume ele realmente me surpreendeu ♥

Posso dizer que dos três livros esse é o meu favorito. Mesmo não tendo muita ação, suspense ou revelações como nos outros livros, a forma como a história se desenrola me encantou. Pela primeira vez eu não reconheci muito bem a narrativa de Mafi, nesse volume não temos palavras sendo repetidas mil vezes e nem riscadas (sim, eu senti falta delas). Não foi só a narrativa da nossa autora que amadureceu, Juliette também deixou de me dar raiva por ser um pouco monga como nos outros livros e isso deixou a história bem mais interessante.

A leitura flui em um ritmo bom e envolvente, até calmo eu diria, mas eis que nos deparamos com o final. Faltando pouco menos de 100 páginas para o livro acabar é que as coisas realmente ficam agitadas. Com direito a mais cenas calientes entre nosso mais novo e querido casal.

Por falar em final, fiquei surpresa e decepcionada ao mesmo tempo com ele. Por um lado eu gostei e amei, mas por outro eu fiquei meio hã?. A autora não desenvolveu muito bem o fim da história, a premissa foi boa, mas ficou muitas coisas em abertas. Imagino que seja de propósito, para nos levar a imaginar a história, mas a história de alguns personagens como Adam ficaram muito vaga para mim e se ele ficar como estava para sempre.. bem, eu sinto pena dele.

A diagramação do livro segue o mesmo padrão dos livros anteriores, a cada início de capítulo temos aquele efeito estilhaçado. Letras e margens grandes ajudaram e muito na rapidez com o qual as páginas passam também. Se em Liberta-me a capa foi um fracasso, nesse volume a editora se superou. Finalmente assumiram a capa original da história (Aquelas dos olhos, não sei se são as originais), as quais eu sempre preferi.



Resumindo: Indico o livro para todos! Mesmo não sendo uma saga completamente perfeita, ela tem seus pontos positivos e vale muito a pena ser lida! Com um pouco de mutantes, rebeldia e ação, a saga Estilhaça-me conquista nossos corações.

Quotes

Há um tipo esquisito de liberdade no escuro; uma vulnerabilidade aterrorizante que permitimos a nós mesmos exatamente no momento errado, enganados pela escuridão, pensando que ela guardará nossos segredos.

Não tenho mais medo do medo, e não vou deixá-lo mandar em mim.

Eu cheguei muito longe para perder essa luta.

A Saga

    

26 comentários

  1. Oi :)

    Essa série está na minha lista de desejados, irei somente esperar as jackets chegarem. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ei, tem como solicitar a capa atual dos dois primeiros livros! Procura saber mais na net, e troca loooogo. hahah
    Sua resenha está maravilhosa. Já li o primeiro e estou esperando minha amiga terminar o segundo para eu ler. A série é muito boa! *-*

    Beijos,
    Nepente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ângela! Eu já solicitei minhas jackets, só estou esperando elas chegarem! Leia logo, pois é perfeito!

      Beijinhos

      Excluir
  3. Necessito ler essa série, tenho ela toda na capa antiga e necessito do terceiro volume.
    Ai sua resenha só me animou
    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Guillermo Fernandez3 de junho de 2014 às 21:47

    Oi, tudo bem? Estou ansiosíssimo para ler Incendeia-me. Li até Liberta-me e gostei muito do final (TEAM WARNER YAY). Só estou esperando conseguir dinheiro pra comprar o livro hahaha
    Me esclareça duas coisinhas, por favor:
    1- os contos do Warner e do Adam vão ter edição física ou só pela internet mesmo?
    2- como funcionam as jackets? Eu solicitei, mas não sei bem o que elas são.
    Obrigado desde já, adorei o blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Guillermo! Team Warner? Bate aqui o/ Assim que possível leia, está bom! Então, a editora até agora não disse nada sobre ter as edições físicas desses dois, mas eu adoraria! E as jacktes, são aqueles papeis que você coloca na capa, sabe? Normalmente vem em livros de capa dura.. Espero ter respondido suas dúvidas!

      Beijinhos

      Excluir
    2. Guillermo Fernandez8 de junho de 2014 às 18:34

      Aah ta! Obrigado por responder minhas perguntas! :)

      Excluir
  5. Nossa que legal,
    tenho vontade de ler essa série....
    Quero logo comprar os livros :D
    beijos
    http://amandastale.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Beatriz, lendo sua resenha sei que preciso ler a série, e fiquei mega feliz em ver que a editora alterou a fotografia das capas, ficaram lindas. Quero muito ler a série! já tenho os dois contos baixados no aplicativo do Kindle!

    Amei a resenha e me deixou ainda mais louquinha por esta linda historia!
    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Joi! Leia sim, é muito boa. As novas capas ficaram lindas mesmo!

      Beijos

      Excluir
  7. Oi, Flor! Tudo bom?
    Acredita que ainda não tive a oportunidade de ler os livros? Estou lendo todos os livros que tenho aqui em casa para depois partir para a compra de novos, ou seja, vai demorar um pouquinho ainda *snif* Gostei bastante dessas novas capas, mas as da primeira edição já haviam me conquistado, continuam lindas!
    Terminou de forma bem chocante mesmo, logo com um tiro? Nada como deixar os leitores desesperados, mas podemos contar com o príncipe no cavalo branco para salvá-la! Juliette pelo visto está passando por um momento bem intenso, sem o lar, acho que entendo um pouco do porque ela está insuportável, mas espero que não seja a ponto de tornar a leitura chata. Mas estou realmente surpresa e animada com sua resenha, o que só fez meu desejo de ler aumentar! Quem sabe eu não ganhe ele de presente de aniversário, não é? Assim espero! Maravilhosa resenha

    Beijinhos,
    Percepções Blog | Grupo: Mais um livro, Por favor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, Fernanda! Já tentei isso de só comprar quando terminar de ler,mas isso não dá certo para mim não D: Eu prefiro mil vezes essa nova edição, ficou tão linda né? Mafi tem o dom de nos deixar chocados né? Tomara que você ganhe! haha

      Beeeeeijos

      Excluir
  8. Olá!
    Peguei spoiler de metida, mal posso esperar para começar a ler a saga, pedi meus livros recentemente e solicitei as jackets, você já recebeu as suas?
    Beijos
    Olá!
    Parabéns aos ganhadores, e obrigada pela visita!
    Beijos.
    Blog Leitura Assidua ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mylane! As vezes também pego spoiler de metida! kkkk A curiosidade é maior né? Eu já solicitei, mas ainda nem chegou :/

      Beeijos.

      Excluir
  9. Olá!
    Eu pedi meus livros recentemente e solicitei as jackets também. Mal posso esperar para começar a ler *peguei spoiler pela curiosidade*. As capas estão muitos lindas *o*
    Beijos
    Blog Leitura Assidua ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mylane! As vezes também pego spoiler de metida! kkkk A curiosidade é maior né? Eu já solicitei, mas ainda nem chegou :/

      Beeijos.

      Excluir
  10. Olá, Juliano! Não conhecia o livro não, mas parece ser muito bom! Vou procurar saber.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Adorei essas capas novas que a NC fez, ficaram lindas. As antigas eram muito feias.
    Quero começar a ler logo essa trilogia, sempre fui curiosa.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Inês! Essas novas capas estão um arraso mesmo! Leia logo sim, é maravilhosa!

      Beijinhos

      Excluir
  12. Veja bem, que final foi esse? Não sei oq pensar também.. ela se preocupou tanto em justicficar Juliette/Aaron que esqueceu de fazer um final mais impactante. Além disso queria muito um epílogo!! rsrsrs o que me levou a pensar que talvez haverá continuação? O que vc acha?! Amei sua resenha, amo os livros e concordo muito c a parte de Evoluir do Monga... rsrsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoraria um volume que explicasse as coisas que ficaram faltando. Mas vai que ela faça besteira e estrague tudo? Ai fico dividida :/

      Excluir