28/11/2021

5 coisas que aprendi através desse tempo

Ok, estou nostalgica. Estar de volta me fez lembrar de tudo que eu conquistei através daqui. Visitar blogs que interagiam comigo, mesmo que não sejam mais atualizados, me mostrou como nossa rede de networking era forte. E olha que na época nem nome tinha para isso.

Muito do meu conhecimento que aplico no meu trabalho atual eu devo graças aos meus anos de experiência adquiridos através daqui. E hoje eu resolvi listar alguns.

1. Ter uma rede de networking é essencial.

Ninguém cresce sozinho. Não precisamos enxergar outras pessoas do nosso ramo como concorrentes. E ter a ajuda, a interação dessas pessoas é fundamental. Obrigada por todos os comentários e follows trocados.

2. A prática leva a perfeição.

Ok, escutamos isso sempre, mas vivenciar isso na pele é impactante. Se eu comparar as minhas artes de antigamente com as de hoje em dia, nossassenhora. Obrigada a todos que confiaram no meu trabalho de antigamente e me permitiram se transformar na designer que sou hoje.

3. Crescer é sinônimo de gerar valor.

Hoje em dia eu tenho noção que pratico o marketing de conteúdo como a principal estratégia no meu negócio. Mas anos atrás eu já fazia isso sem nem ter ideia do que de fato era isso! E atingi números tão bons para época com isso que nem pensei duas vezes sobre qual estratégia usar no meu negócio atual.

Vale a pena um segundo parágrafo nesse item para falar como automações não são recomendadas! Logo depois que parei com isso aqui, fiz um perfil de garimpo. Estava atingindo ótimos números quando tive a brilhante ideia de patrocinar um sorteio, afinal quem não se interessa por garimpo? Troquei um engajamento que batia 400 saves em algumas postagens, por um que nem 100 likes tinha. Nada como nossas experiências para nos ensinar a viver, não é mesmo?

4. Nicho, linha editorial e persona são itens fundamentais para criar uma comunidade.

Na época não tinha isso de nicho, não fazia a mínima ideia do que era linha editorial, e persona? Que isso? Meu blog era literário, eu falava sobre livros para quem gostava de ler e pronto! Mal sabia eu que tudo isso são pontos fundamentais para uma marca. Devemos saber sobre o que falar e para quem falar. E eu já tinha até calendário editorial, com direito a quadros semanais e tudo. Desculpa ai!

5. Nunca é tarde e nunca é cedo.

Sei que esse título ficou meio Dark, mas pensa comigo.. Anos depois eu estou de volta em algo que criei quando eu ainda era nova demais. Eu tinha 13 anos quando criei isso aqui e consegui tantas conquistas mesmo sendo tão nova!

É novo demais? Comece! É velho demais? Comece!




São aprendizados demais e só tenho a agradecer a todos que contribuíram para isso!



0 comentários

Postar um comentário