20/05/2014

Resenha :: A Seleção

Olá, queridos! Como vocês estão?

Já faz um tempinho que não leio algum livro que eu tenha comprado. Ultimamente minhas leituras eram baseadas em livros recebidos de parceria, mas depois de ler algumas páginas do livro A Seleção, enquanto esperava para o evento da Turnê Intrínseca, acabei pegando o livro para ler quando cheguei em casa.

A SeleçãoLivro: A Seleção
Autora: Kiera Cass
Editora: Seguinte
Páginas: 361
Nota: 
Sinopse: Para trinta e cinco garotas, a “Seleção” é a chance de uma vida. Num futuro em que os Estados Unidos deram lugar ao Estado Americano da China e mais recentemente a Illéa, um país jovem com uma sociedade dividida em castas, a competição que reúne moças de dezesseis e vinte anos de todas as partes para decidir quem se casará com o príncipe é a oportunidade de escapar de uma realidade imposta a elas ainda no berço. É a chance de ser alçada de um mundo de possibilidades reduzidas para um mundo de vestidos deslumbrantes e joias valiosas. De morar em um palácio, conquistar o coração do belo príncipe Maxon e um dia ser a rainha.
Para America Singer, no entanto, uma artista da casta Cinco, estar entre as Selecionadas é um pesadelo. Significa deixar para trás Aspen, o rapaz que realmente ama e que está uma casta abaixo dela. Significa abandonar sua família e seu lar para entrar em uma disputa ferrenha por uma coroa que ela não quer. E viver em um palácio sob a ameaça constante de ataques rebeldes.
Então America conhece pessoalmente o príncipe. Bondoso, educado, engraçado e muito, muito charmoso, Maxon não é nada do que se poderia esperar. Eles formam uma aliança, e, aos poucos, America começa a refletir sobre tudo o que tinha planejado para si mesma — e percebe que a vida com que sempre sonhou talvez não seja nada comparada ao futuro que ela nunca tinha ousado imaginar.

Resenha



Comecei a ler esse livro enquanto esperava na fila para um evento. Li apenas umas 10 páginas e logo o devolvi para a estante. Mas depois de chegar em casa e ver que eu tinha esse livro, o peguei e retornei a ler a história do ponto que tinha parado.

A Seleção sempre esteve dentro da lista de livros que eu iria ler em breve, mas só depois de finalizar a leitura que eu fiquei me perguntando porque estava adiando tanto para começar a lê-lo. A história que me prendeu desde o início é surpreendente, e Kiera soube desenvolve-la com maestria.


No mundo distópico de A Seleção, a população é dividida em castas. A número Um é a realeza e a Oito é aqueles que estão no "fundo do poço". America Singer é uma jovem que pertence à Cinco, sua vida não era ruim, mas na maioria das vezes faltava apenas um pouco mais de dinheiro.

O livro começa com America recebendo a carta da realeza, convidando-a para participar da Seleção, um processo no qual 35 garotas de todas as castas seriam escolhidas para concorrer ao cargo de princesa e futuramente, rainha. Embora sua mãe esteja empolgada com isso, America não deseja se inscrever. Afinal, seu coração já pertence a Aspen, um Seis, com quem mantém um namoro escondido.

Mas por conta de voltas e revira-voltas, seu nome acaba aparecendo entre os das selecionadas. Agora America vê sua vida mudar completamente, não só sua rotina, mas também o seu coração. Ela conhece de verdade o príncipe Maxon e vê que ele não é aquilo que ela imaginava. Agora os dois compartilham de uma verdadeira amizade, mas seus sentimentos por Aspen não sumiram, mesmo depois de tudo o que ele fez.

Não posso negar que achei o livro um tanto quanto clichê. Mas também tenho que confessar que me rendi completamente aos seus encantos. A Seleção foi uma surpresa para mim. Desde que peguei o livro para ler, imaginei que ele seria bom, mas felizmente a história conseguiu superar e muito minhas expectativas.

Kiera Cass soube criar com maestria sua história. Mesmo abordando um mundo distópico, as características normalmente presentes nesse tipo de história (revoluções, pequeno grupo que se revolta com o governo) embora estejam presentes, estão em segundo plano. O ponto principal do livro, é o triangulo amoroso entre Aspen, America e o príncipe Maxon. A autora conseguiu trazer o livro mais pro lado romântico, que remete bastante um conto de fadas.

A narração da autora é envolvente e flui num ritmo muito bom, é o tipo de livro que quando você da por si, já leu mais de 100 páginas. Kiera realmente sabe te prender ao livro, sua escrita causa um impacto no leitor e o faz vivenciar todas as emoções vividas por America, que narra a história.

A diagramação do livro está simples, mas maravilhosa. Adorei o detalhe de uma coroa no inicio de cada capítulo ♥ Um ponto muito forte do livro é a sua capa! Ouso dizer que é uma das mais bonitas da minha estante. Sério, eu me apaixonei por ela!

A Seleção é uma leitura rápida e agradável, perfeito para quem quer ler algo mais leve e mesmo assim emocionante. Não posso dizer que a história é muito imprevisível, mas o livro termina te deixando bem curioso em relação a continuação, tanto que eu já até comprei A Elite, segundo volume da trilogia e só estou esperando ele chegar para começar a leitura.

Quotes


Talvez eu fosse esperançosa demais. Talvez eu estivesse apaixonada demais. O fato é que realmente acreditava que nós dois alcançaríamos tudo o que quiséssemos de coração.

Tomei coragem para enfrentar o que estava por vir. Eu me fiz de forte. Enfrentaria o que surgisse. Quanto ao que tinha deixado para trás, decidi que era melhor assim: deixar para trás.

O amor verdadeiro é geralmente o mais inconveniente.


Próximos livros


 Contos da Seleção: O Príncipe & O Guarda A Escolha

4 comentários

  1. Oi :)

    Comprei A Seleção e A Elite tudo junto e estou com muito medo de não gostar de ambos, mas sua resenha animou-me bastante. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gabriel! Quando começar a ler me diga o que achou ok? Eu gostei bastante, espero que goste também.

      Beijinhos

      Excluir
  2. Oie, tudo bom?
    Realmente a capa desse livro é muito bonita. A Kiera tem o dom da escrita e consegue fazer a leitura fluir super bem. O triângulo amoroso me irritou muito no segundo livro e se prepare porque a América fica um pouco chatinha.
    Mas, eu recomendo muito que você leia os 3 livros e os contos também.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Aline! A America ficou realmente meio chata, mas nada que atrapalhou a leitura. A cada livro me apaixonei mais pela história <3

      Beijinhos

      Excluir