18/09/2014

Filme :: Se eu ficar

Olá, amoras! Tudo bom?

Hoje trago para vocês uma novidade aqui no EM, o blog agora conta com a coluna Filmes, que vai trazer para vocês as minhas impressões sobre filmes que eu assisti. Mas como o blog é literário (e eu pretendo voltar tudo o que faço aqui para a literatura), trarei para vocês apenas avaliações de filmes que foram baseados em algum livro. Para estrear o quadro, vamos conferir o que eu achei da adaptação de Se eu ficar.

Título: Se eu ficar - If I Stay
Gênero: Drama
Direção: R.J. Cutler
Estréia: 04/09/2014
Nota: 
Sinopse: Mia Hall (Chlöe Grace Moretz) é uma prodigiosa musicista que vive a dúvida de ter que decidir entre a dedicação integral à carreira na famosa escola Julliard e aquele que tem tudo para ser o grande amor de sua vida, Adam (Jamie Blackley). Após sofrer um grave acidente de carro, a jovem perde a família e fica à beira da morte. Em coma, ela reflete sobre o passado e sobre o futuro que pode ter, caso sobreviva.

Sobre o filme

Se eu ficar conta a história de Mia Hall, uma jovem violoncelista que tem a sua vida inteira mudada em um dia, quando o carro em que estava passeando com sua família sofre um acidente colocando a vida de todos em risco.


Depois do terrível momento, ela acorda ainda no meio daquele caos e vê tudo como uma espectadora. Só quando chega ao hospital e uma enfermeira sussurra em seu ouvido que ela que tem que decidir, que sua ficha cai e ela percebe que está em coma. Agora Mia vaga pelo hospital vendo seus amigos e parentes, fazendo uma viagem entre o passado e o futuro para decidir se desejar ficar e viver o que havia planejado mesmo com toda a dor de ser órfã, ou se prefere partir e se juntar com sua falecida família.

Crítica do filme

Primeiramente preciso dizer que é a primeira vez que eu faço isso e que não sou nenhuma crítica formal, então as avaliações que vocês encontrarão aqui serão baseadas em meus gostos.


Todo mundo que é leitor e vai na estreia de um filme que foi baseado em um livro que gosta, chega ao cinema com um só pensamento "por favor, não estrague a história", afinal esses diretores tem sempre ótimas ideais de destorcer a história ou excluir cenas que nós julgamos de extrema importância. Em relação ao filme Se eu ficar, não tenho muitas reclamações em relação a isso, algumas cenas foram retiradas, outras modificadas um pouco, mas nada que fizesse com que perdesse a essência do filme. Infelizmente, não posso dizer o mesmo do elenco. Mesmo que Gayle Forman viesse na minha frente dizer que aquelas foram as pessoas que ela sempre quis que interpretassem seus personagens eu iria continuar com minha opinião, porque para mim Chlöe Grace não se parece nem um pouco com a Mia e o Adam da minha imaginação é muito melhor que Jamie Blackley. Não desmerecendo a atuação dos mesmos (embora tenha achado a Chlöe um pouco fraca nesse filme), até porque muitos deles atuaram bem, mas não venham me dizer que Liana Liberato é a Kim, porque foi só bater o olho nela que eu pensei "nem pagando que ela tem algo a ver com a personagem".

Como vocês viram, a lealdade aos personagens é algo que realmente mexe comigo, mas deixando essa parte de lado, vamos falar do resto da história. As cenas são todas muito boas, como eu havia dito é um tanto quanto fiel ao livro. A minha cena preferida, sem sombra de dúvidas é a do dia do trabalhador, em que todos se reúnem na casa dos pais de Mia e cantam à luz da fogueira.


Nem preciso dizer que eu me derramei completamente em lágrimas, não é? Deveria ter levado o lencinho que a Editora Novo Conceito deu de brinde no kit do livro, porque não foram poucas lágrimas.

É uma história realmente tocante, que te faz parar para refletir sobre a vida e que no fundo mexe com você. Super recomendo esse filme!

Trilha Sonora

Esse é um dos filmes que tem a trilha sonora mais do que perfeita, me apaixonei por todas as músicas e por culpa delas as cenas se tornaram muito mais tocantes fazendo com que mais e mais lágrimas fossem derramadas. Aqui tem uma playlist com todas as músicas, separei as que mais gostei e trouxe para vocês, confiram:

Today - Willamette Stone Heart Like Yours - Willamette Stone
Halo - Ane Brun & Linnea Olsson


Espero que tenham gostado do post e quero que comentem dizendo se devo continuar com essa coluna ou não. Se alguém já assistiu ao filme, digam o que acharam. Um beijo enorme para vocês 

5 comentários

  1. A atriz de Carrie a estranha, ja gostei! Deve ser legal esse filme..
    http://adolescentesescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não li o livro mas amei demais o filme.

    ResponderExcluir
  3. Adorei a leitura e amei o filme, achei até melhor que o livro!! Achei que a Chloe foi maravilhosa interpretando uma violoncelista, parecia mesmo uma profissional!!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda não vi o filme ou li o livro, mas vai ser um amor, já tenho certeza <3
    Beijoos ♡ || Caramelos Encantados

    ResponderExcluir