27/07/2016

Minha experiência com a auto escola

Olá, queridos! Como vocês estão?

Depois de muito sonhar e imaginar, finalmente tirei minha carteira de motorista Comecei a escrever esse post meses atrás e cada vez que avançava mais processo eu atualizava aqui. Tentei ser o mais breve e direta possível para o post não ficar imenso. Espero que gostem!


A primeira coisa a fazer é procurar a auto escola, eu levei em consideração o preço, a proximidade da minha casa e a reputação da empresa - é importante ver se a auto escola é confiável para não acontecer o que vemos as vezes na televisão, da empresa fechar e você levar um prejuízo. Depois de matriculada foi hora de ir no Detran tirar a foto, colher as digitais e fazer os exames necessários.

Os exames são basicamente provas de memória e de padrão, bem simples. Além dessas avaliações, você passa pelo médico para fazer um teste rápido de visão e pressão, e depois conversa com a psicóloga que vai te fazer perguntas simples do seu dia a dia. Essa primeira etapa foi bem fácil, embora eu tenha morrido de nervosismo no dia!


Depois disso foi a hora de assistir as aulas teóricas, foram um total de 45 horas divididas entre direção defensiva, legislação de trânsito, noções de mecânica, primeiros socorros e meio ambiente, demorei um pouco menos de 3 semanas para assistir a todas essas aulas - isso porque eu passava praticamente o dia todo assistindo aula, se você não tiver um tempo livre pode demorar bastante.

Assim que terminei toda a carga horária das teóricas fui fazer o exame, nem preciso falar que morri de nervosismo, né? No final consegui ser aprovada com 25 de 30 questões.

O próximo passo foi fazer o simulador, que se tornou obrigatório a parte de maio de 2016. Foi bem fácil, ele é basicamente um jogo de carro com direito a volante, marcha e outras funcionalidades do carro feitas de maneira bem realista. O simulador não reprova, apenas te da um noção caso você não tenha, mas fora isso achei ele perda de dinheiro e de aulas de verdade (porque desconta 5 das 25 práticas).

Em dois dias terminei o simulador e foi hora de finalmente pegar no carro mesmo. Gente, que sensação maravilhosa é dirigir! Achei que nunca iria conseguir, mas tirei de letra. Foram um total de 20 aulas no carro, 16 durante o dia e 4 no período da noite.


Depois de marcado o exame de direção prática o nervosismo foi aumentando mais a cada dia que passava, mas eu estava confiante de que ia conseguir! Quando chegou o dia mesmo eu era 100% nervosismo, quando chegou minha vez minhas pernas tremiam tanto que eu fiquei com medo de acabar apertando demais os pedais por conta disso. Mas no final, depois de cometer apenas um erro, fui aprovada! Nem preciso falar que sai chorando do carro, né?

Em relação a valores, não vou te enganar, é necessário ter dinheiro para tirar a carteira! Com a auto escola, exames, taxa do Duda e simulador, gastei um pouco mais de R$ 2000,00. Muito dinheiro, né?


Basicamente é isso, pessoal! Espero que tenham gostado e que eu tenha tirado alguma dúvida que você tinha. Qualquer coisa basta perguntar nos comentários! Quem já tirou a carteira, conta um pouquinho como foi também!

30 comentários

  1. Sensacional a experiencia! Ainda não tirei a minha, mais estou ansiosa já hahahaha


    Beijos da Nati

    www.oxifalei.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Menina Parabéns!!! Não sei porque, mas estou muito feliz por você! Se fosse eu com toda certeza teria chorado e gritado um monte haha Estou um pouco nervosa e com medo de fazer a minha, meus pais insistem em não me fazer esquecer disso e me sinto tão pressionada!
    Beijos ❤
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Own, muito obrigada querida! A vontade é de sair gritando e chorando mesmo kk Mas não se sinta pressionada, faça no seu tempo!

      Excluir
  3. Oi Beatriz!
    Adoro dirigir! Melhor coisa que fiz foi tirar a carteira e não depender de ninguém pra me levar aos lugares.

    Beijos,
    Epílogos e Finais

    ResponderExcluir
  4. OI!
    Que bom que passou!
    Pq realmente se gastou muito!
    bj
    http://momentosdemodaebeleza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Heey!
    Ainda não dirijo, não tenho idade ainda hehe ( 13 anos ), porém estou enchendo o meu pai para me ensinar logo hehe..

    Mil Beijos ♥

    http://marcellalimaoficial.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei como é, mas se quer um conselho, dirigir antes pode acabar prejudicando na hora de fazer a prova. Bjs

      Excluir
  6. Sensacional !!
    Sou louca pra tirar a carta, mas morro de medo rs!
    beijos
    http://www.tatycamposblog.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisa ter medo não, da muito nervoso, mas é de boas <3

      Excluir
  7. Até tenho vontade de aprender a dirigir (ou não, tenho minhas dúvidas hahahah), mas realmente, o valor não colabora no momento :/ fico feliz e mais tranquila em saber como funciona as etapas e que não é todo o terror que falam. Tenho amigos que odiaram o simulador, demoraram pra se adaptar, mas sei lá né hahaha boas viagens pra você agora que tá motorizada!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passei tão rápido pelo simulador que nem deu tempo de não se adaptar rs

      Excluir
  8. Oi, Beatriz!
    Seu blog é muito lindo e eu amei conhece-lo! Estou seguindo por aqui, viu?
    Agora ao post, amei. Ainda não tireia a habilitação mas vou pra auto escola em breve, então vou seguir vários dos seus conselhos!
    Beijos!
    Borboletas de Papel | Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida <3 Boa sorte e mantenha a calma é o meu principal conselho!

      Excluir
  9. Oi Beatriz!

    Parabéns pela carteira de motorista!!! Que bom que deu tudo certo!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  10. Que sensação de liberdade é tirar a carteira! Foi meu presente de 18 anos ❤
    Não precisei das aulas no simulador. Que bom que passou no exame. É o que importa no fim.
    Parabéns! Bem vinda, motorista!
    Beijos.
    jovensmaesblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, Bia!
    Que bom que você conseguiu tirar a carta. Eu ainda não tentei, mas sei que será uma odisseia hahahaha
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  12. Que Legal Bia, confesso que sentiria um pouquinho de medo, às vezes acho que nunca irei conseguir dirigir kk é uma responsabilidade tão grande estar no comando do volante né? Mesmo assim está na minha listinha tirar de desejos a carteira de motorista algum dia.
    Parabéns!!!
    http://meiosentimental.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achava isso, mas levei super de boa! É tanta responsabilidade que as vezes apavora rs

      Excluir
  13. É muito dinheiro mesmo! E se eu disser que investi isso tudo e, mesmo estando bem, perdi a data da prova e o prazo do processo. rsrs...
    Até hoje não acredito!
    Agora vou precisar fazer tudo de novo e falta-me coragem!
    :(

    Adorei o post e fora como detalhou todo o processo.

    bjO
    Blog Breshopping da Dany
    SORTEIOS Conheça também o Breshopping da Dany KIDS
    Instagram: @breshopping_da_dany
    Twitter: @brechodanylins

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa! Eu fiz tudo correndo por medo de perder os prazos rs

      Excluir
  14. Olá,
    muito bacana o post, adorei.
    Eu tirei minha habilitação com 18 anos, mas de passei 15 anos sem dirigir rsrsrs.
    Ano passado, comprei meu carro, agora eu dirijo e olha, nunca bati o carro... Sempre diziam que quando eu voltasse meu carro ia ficar no primeiro post, só que quem disse isso, caiu do cavalo. Fico toda orgulhosa de mim.
    Beijos
    www.estilogisele.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso ai! Mostre para eles! kk Mas que bom flor, agora o próximo passo é eu comprar meu carrinho <3

      Excluir
  15. Parabéns pela tua carta :) conduzir é bem legal
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderExcluir